sexta-feira, 5 de julho de 2013

TCA ENTREVISTA AMBIENTALISTA RENATO ANIBAL WALLAUER .VALE DO PARANHANA

Renato Anibal Wallauer é coordenador da ONG Cururuay. Ambientalista, ele conta nesta entrevista ao Paranhana On-line sobre como se dá sua ligação de amor com o Rio dos Sinos, relação esta que nasceu aqui na região, pelo Rio Paranhana, talvez um dos afluentes mais importantes do Sinos.
Conte-nos um pouco sobre sua ligação com o Rio Paranhana:
Quando eu tinha seis anos, ganhei uma tarrafa de lambari do meu avô Felipe Willrich, isso em Sander. Nunca mais saí do rio! Criou-se raízes profundas, quando tinha sede, me apoivada numa pedra e lá bebia, isso era o Arroio Moreira, nascentes vivas do Paranhana. Aliás, seu nome ou era o Linha Café ou Santa Maria, em Taquara, para onde nos mudamos em 1962. Paranhana veio bem depois, que diga os antigos.

Passei minha adolescência direta nas junções desse rio com o Sinos, a gente pulava dos galhos mais altos do salseiro, a água era limpa, o ar tinha cheiro do mato, das flores nativas com seus insensos naturais. E assim se foram os anos, veio o barco a motor e volta e meia a ilha da Pintada nos recebida. A cada ida, as mudanças aconteciam, a cor da água, o cheiro podre no ar, o lugar do acampamento de sempre, eram restos de animais mortos.
Qual foi a motivação para o trabalho em prol do rio?
Ao longo dos anos, pela janela entreaberta do tempo, muitas vezes quando o sono não vinha, eu me via guri, como se as águas cristalinas, frias, ainda me conduziam. Como se buscasse um sono reparador, num espaço de tempo infinito. Um dia estava tomando um chimarrão, as linhas dos molinetes armadas, o olho posto no vazio, avistei um litrão descendo, e mais um, e mais outro, e eles passaram inconteste por uma multidão que se banhavam, ninguém os segurou e lá se foram rio abaixo.
Como se deu a criação da ONG Cururuay?
Dessa visão, nasceu o projeto Cururuay (nome indígena do rio). Uma ampla coordenação para produzir e recompor toda a mata nativa, seis milhões de mudas. Ele está amadurecido, é regional e fornecerá gratuitamente a toda a bacia dos Sinos.
Qual o andamento do projeto?
Enquanto aguardamos a aprovação do projeto, estamos limpando o nosso rio tão querido, majestoso, com suas cascatas, com suas curvas e matas, sua flora e fauna, sua recomposição de vida. Tudo o que eu desejo é devolver o rio a sua natureza, apagar a triste imagem de um dos rios mais poluídos do País. Nossos mutirões, com os parceiros de fé que temos, todos, haveremos de torná-lo o rio da nossa infância, e protegê-lo para sempre.

E nesse trabalho todos devemos dar as mãos, entidades, Semas (secretárias de meio ambiente), ONG's, cidadãos. Trata-se de manter limpa a água do rio que mata a sede dos nossos filhos para todas as gerações, por um tempo infinito. Esse é o único objetivo de minha razão de viver, meu sonho de vida. Parte do meu coração é de vocês, outra ao rio pertence.






Nenhum comentário:

Postar um comentário