terça-feira, 17 de julho de 2012

17 de julho - Dia de Proteção às Florestas

Florestas têm sido ameaçadas em todo o mundo, pela degradação incontrolada. Isto acontece por terem seu uso desviado para necessidades crescentes do próprio homem e pela falta de um gerenciamento ambiental adequado. As florestas são o ecossistema mais rico em espécies animais e vegetais. A sua destruição causa erosão dos solos, degradação das áreas de bacias hidrográficas, perdas na vida animal (quando o seu o habitat é destruído, os animais morrem) e perda de biodiversidade.

Agora podemos perceber como o dia 17 de julho - Dia de Proteção às Florestas - é fundamental para que possamos lembrar da importância de conservarmos nossas florestas: aumentar a proteção, manter os múltiplos papéis e funções de todos os tipos de florestas, reabilitar o que está degradado. Isto é, preservar a vida no planeta.

Preservar florestas é sinônimo de proteger a vida.


quinta-feira, 28 de junho de 2012

Atividades do Projeto Cururuay já agendadas


Junho:
Dia 28 de junho - Recuperação com mais 120 mudas nativas, em áreas de APP no Arroio Schimidt, loteamento da perceira Coosapa, em Sapiranga.

Julho:
Dia 4 - Atividades no Polivalente, em Sapiranga. Produção de mudas nativas.
Dia 8 - Grande mutirão de limpeza nos contrafortes do Ferrabraz, na estrada de Dois Irmãos e Sapiranga. Atividade em parceria com os desbravadores Adventistas e alunos da sétima série do Colégio Pio XII, de Novo Hamburgo.
Dia 11 - Atividades de campo no Colégio Polivalente com alunos do Colégio Pio XII.
Dia 14 - Presidente do Projeto Cururuay atuando como delegado regional do PPR nas prioridades regionais.

Agosto:
Dia 4 - Mutirão de limpeza e recomposição de mata ciliar em Taquara, no Balneário Municipal, com parceiros do Projeto Cururuay e alunos da sétima série do Colégio XXII.
Dias 6, 8 e 10 - Recomposição de mudas nativas no Arroio Schimidt, em Sapiranga.
Dia 15 - Retomada nas atividades do projeto Poli-Cururuay, realizado toda quarta-feira.

Na primeira segunda-feira de cada mês - Palestras na A.M.P.E.M.E.S. de Sapiranga.

sexta-feira, 15 de junho de 2012

Projeto Cururuay participa do Encontros para o Desenvolvimento

Nesta sexta-feira, no Centro de Eventos da Fenac, em Novo Hamburgo, acontece o Encontros para o Desenvolvimento, que terá a presença do Governador do Estado, Tarso Genro, e de secretários do Governo. O Projeto Cururuay parcitipará desse importante evento para o desenvolvimento da região. A reunião começa às 16h.

terça-feira, 12 de junho de 2012

Projeto Cururuay estará na Universidade Feevale

No próximo dia 16, o Projeto Cururuay estará na Universidade Feevale, em Novo Hamburgo, às 14h, juntos aos delegados municipais do PPA, nas definições das escolhas para 2013. Será priorizado o contexto da terceira etapa.

Bacia Hídrica do Sinos em pauta nesta terça-feira


O Projeto Cururuay, através do seu presidente e coordenador, estará presente na pauta da reunião para a conclusão da terceira etapa, na sede do Consinos, em Canoas, nesta terça-feira.

Em pauta estará a grande preocupação com a situação da bacia hídrica do Sinos, postada como a sétima prioridade regional. O assunto será amplamente discutido, visando apresentar a cadeira de problemas e suas soluções a curto prazo.

O Projeto Cururuay cumpre, assim, a produção de mudas e recomposição de sua mata ciliar, o seu trabalho em palestrar para que alunos entendam seu futuro, e nas pontas, a cobrança permanente dos orgãos públicos gestores de ações participativas.

quinta-feira, 31 de maio de 2012

Projeto Cururuay promove mutirão de limpeza no dia 3


O Projeto Cururuay, em parceria com a Semma Municipal e com os desbravadores do núcleo Adventista de Sapiranga, realizará, no dia 3 de junho, a partir das 9 horas, um grande mutirão de limpeza na faixa que interliga a Dois Irmãos, junto a Mata Atlântica.

Ao assumir seu compromisso ambiental regional, o Projeto Cururuay, departamento do meio ambiente da Ampemes, vem interagindo por entender que a espécie humana dependerá sempre da sustentabilidade como meio racional de sobrevivência.

O Projeto Cururuay sempre participará das recomposições de matas ciliares de apps, dos mutirões no Sinos, por suas palestras educacionais e dos viveiros de mudas nativas.


Convocamos a mídia e os nossos parceiros para mais essa atitude ambiental.

terça-feira, 29 de maio de 2012

Projeto Cururuay participa da Semana do Meio Ambiente

O Projeto Cururuay, departamento da Ampemes de Sapiranga, vai interagir na Semana do Meio Ambiente participando dos programas da semana local. Abaixo, você pode conferir os dias e o que será realizado, além do local:

Dia 03 – Em parceria com Desbravadores, será realizada uma limpeza na faixa que interliga Sapiranga a Dois Irmãos. A partir das 9 horas.

Dia 04 – Em parceria do Colégio 1º de Maio, será promovida uma palestra no Centro Municipal de Cultura, com a Corsan e o Centro Ambiental. O evento acontece durante a manhã.

Dia 05 – A ONG Cururuay replantará mudas nativas junto ao Arroio da Guarda, afluente do Rio dos Sinos, e estará presente na Praça da Bandeira com atividades compartilhadas.

Dia 06 – A ONG Cururuay estará produzindo mudas nativas com os monitores e com a coordenadora Eronilda, no Colégio Polivalente. A meta é a produção de mil mudas.

O presidente do Projeto Cururuay e delegado regional do PPA na defesa do meio ambiente, Renato Wallauer, estará presente nas reuniões nos municípios nas escolhas das suas demandas e prioridades.

sexta-feira, 18 de maio de 2012


Todas as quartas-feiras estão sendo realizadas atividades na Escola Polivalente em Sapiranga, onde é ensinado aos alunos o plantio de mudas nativas.
A meta é plantar 50 mil mudas na Área de Preservação Permanente (APP).



quinta-feira, 17 de maio de 2012


Todas as quartas-feiras a ONG Cururuay juntamente com os alunos do Colégio Polivalente de Sapiranga estão produzindo mudas nativas para que em breve possam erguer um viveiro para 50 mil mudas, sendo que até o momento já foram semeadas 6 mil mudas das mais diversas espécies.
Quem quiser ajudar, a ONG está precisando de garrafas PET e mais sementes para o banco de sementes.

Já lembrando que em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente que ocorre no mês de Junho, será realizada uma palestra no Centro Municipal de Cultura de Sapiranga, assim como atividades de campo na Escola Polivalente, replantio de mudas nativas nas zonas de APP no Rio dos Sinos, além de atividades juntamente com a Corsan e também na Praça da Bandeira.

quarta-feira, 2 de maio de 2012

Caminhada Cururuay aconteceu na última terça-feira.

Na última terça-feira 01/05, ocorreu a caminhada realizada pela ONG Cururuay juntamente com outros apoiadores do projeto.
Mesmo com o frio, muitas pessoas se juntaram para lutar por esta causa social.






sexta-feira, 27 de abril de 2012

Mutirão na Praia Dourada.

Acompanhe nosso canal no Youtube e assista aos vídeos do Projeto Cururuay.
Assista abaixo o vídeo do Mutirão realizado na Praia Dourada, com a ajuda de várias entidades que apoiam nosso projeto.


quinta-feira, 26 de abril de 2012

Renato Wallauer nomeado Delegado Regional PPR.


Na última quarta-feira 25/04, o Presidente da ONG Cururuay Renato Wallauer esteve em Canoas discutindo sobre os planos do PPC com o Governo, tratando em pauta prioridades referentes as questões relacionadas ao meio-ambiente, defendendo as causa ambientais.

Nesta mesma ocasião, o Presidente da ONG foi nomeado um dos três Delegados Regionais PPR nas dez prioridades regionais na Assembleia Legislativo do Estado em prol da defesa dos interesses ambientais da bacia do Rio Dos Sinos.

terça-feira, 24 de abril de 2012

Caminhada pela fé acontece na próxima terça-feira!

No dia 01 de Maio às 8 horas no Parque Municipal do Imigrante (Parcão), estará ocorrendo uma caminhada com o intuito de reunir pessoas de bem, entidades, clubes, igrejas e cidadãos que possuem um mesmo objetivo, lutar por uma causa social.

Será realizada uma corrente de fraternidade, onde todos de mãos dadas, com camisetas e lenços brancos, em silêncio e sem movimentos políticos, estarão agregando fé para alguns problemas sociais que atingem famílias, tais como drogatização, assaltos, roubos, crimes dentre outros.

Juntamente com essas manifestações pacíficas, somam-se os trabalhos de ordens públicas, unindo dessa forma os princípios de soberania nos seus méritos e credibilidade.  

Participe, sua presença será muito importante!


Compartilhe com seus amigos e familiares, para que essa corrente do bem seja percebida como um valor humanitário, e também como um exemplo a ser seguido.