Confira abaixo as datas e locais das palestras sobre o Projeto Cururuay no mês de dezembro:
06/12: Participação em ESTEIO, na reunião mensal do Comitê Intermunicipal Legislativo das ações do Pró-Sinos, às 8:30.
07/12: Palestra em SAPIRANGA, para o Comitê Caí, na Câmara, às 8:30.
09/12: Câmara de CANOAS, às 18:30.
16/12: Câmara de SAPIRANGA, às 19:30 para as entidades locais.
domingo, 5 de dezembro de 2010
terça-feira, 17 de agosto de 2010
Palestra sobre o Projeto Cururuay amanhã (18/08)
Ambientalistas vinculados a ONG CURURUAY, em parceria com a Prefeitura Municipal de Sapiranga, convidam todos para o evento que será realizado dia 18 de agosto de 2010, às 19:30 horas, no Centro de Cultura desta cidade.
Na ocasião será apresentado um DVD do Rio do Sinos, durante a última seca, teremos palestras de convidados, lançamento da campanha PENSE VERDE e apresentação do PROJETO CURURUAY.
O PROJETO CURURUAY visa produzir em um horto sementeiro, 6 milhões de mudas nativas para recompor em atitudes de peso, todos os 1.500 km de margens da bacia hídrica dos Sinos.
É muito importante sua presença, bem como de seus convidados, pois este é o primeiro passo para que o Projeto comece efetivamente.
Esperamos todos vocês.
Renato Wallauer
Criador do PROJETO CURURUAY
quinta-feira, 24 de junho de 2010
Divulgação na Revista "Negócios na Cidade"
Matéria publicada na Revista Negócios na Cidade na edição bimestral maio/junho de 2010.
Clique na imagem para ampliá-la
Clique na imagem para ampliá-la
quarta-feira, 23 de junho de 2010
Projeto Cururuay no Jornal "A Opinião"
Matéria publicada no jornal sapiranguense na última sexta-feira, 18 de junho de 2010.
Clique na imagem para ampliá-la.
Clique na imagem para ampliá-la.
sexta-feira, 18 de junho de 2010
AMPEMES apoia o Projeto Cururuay
A Ampemes - Associação dos Micros Pequenos e Médios Empresários, saúda entusiasticamente a iniciativa louvável do PROJETO CURURUAY, pois ajudará na preservação do Rio dos Sinos, responsável por abastecer 32 cidades da região.
O autor do projeto, Sr. Renato Wallauer tem reconhecida preocupação e empenho em defender as questões ambientais com equilíbrio e serenidade, contando com a persistência daqueles que acreditam na causa.
O engajamento de todos é importante para a continuidade deste magnífico Projeto. Firmando parcerias, divulgando e acessando seu blog e twitter, estaremos colaborando.
É importante salientar que apoio da comunidade chamará a atenção do Governo e de grandes empresas, tornando viável a iniciativa do Sr. Renato Wallauer.
A Ampemes apoia a ideia e ajudará no que for necessário para a sua realização.
Davi Alves,
Presidente da AMPEMES
quarta-feira, 16 de junho de 2010
SOS Rios do Brasil apoia o Projeto
O blog SOS Rios do Brasil é um dos mais renomados blogs ambientais brasileiros. Como prova disso, recentemente ultrapassou a barreira de 1 MILHÃO de acessos!
Agredecemos ao Prof. Jarmuth pelo post explicando o Projeto Cururuay e pela receptividade com o mesmo, mostrando interesse em apoiar e divulgar a idéia da maneira que fosse preciso.
sexta-feira, 11 de junho de 2010
Sobre o Rio dos Sinos
O Rio dos Sinos nasce nos morros de Caraá (distante 130 quilômetros de Porto Alegre) em altitudes superiores a 600 metros e percorre um percurso de cerca de 190 km, desembocando no delta do Jacuí, no município de Canoas, numa altitude de apenas 5 metros.
O Rio dos Sinos banha diversas e importantes cidades do Rio Grande do Sul (RS). É um rio muito importante para o estado, sendo o principal para o Vale do Rio dos Sinos, tendo sido por ele que os colonizadores alemães desbravaram parte do estado do Rio Grande do Sul.
O rio tem esse nome pois é sinuoso, tendo muitas curvas.
A bacia hidrográfica do Rio dos Sinos tem uma área de 3.820 km² e envolve, total ou parcialmente, 32 municípios. Os principais afluentes do Rio dos Sinos são os rios Rolante e Paranhana, além de diversos arroios.
Fonte: Wikipedia
Cidade abastecidas pelo Rio dos Sinos
terça-feira, 8 de junho de 2010
Reportagem flagra degradação do Rio dos Sinos
Abaixo um vídeo da RBS TV sobre as condições do Rio dos Sinos
Para que o PROJETO CURURUAY tenha início é muito importante que todos ajudem a divulgá-lo.
quinta-feira, 3 de junho de 2010
Conheça o Projeto
O Projeto Cururuay (nome dado pelos indígenas para o Rio dos Sinos) trata-se de um mega projeto para a recomposição de toda a mata ciliar da bacia hidrográfica dos Sinos, através da produção em massa de mudas nativas a partir de horto sementeiro, mecanizado, para a produção de 6 MILHÕES de unidades nos seus 1500 km de margens.
O projeto encontra-se na sua avaliação técnica pela Secretaria de Meio Ambiente Estadual, conforme imagem abaixo.
O projeto encontra-se na sua avaliação técnica pela Secretaria de Meio Ambiente Estadual, conforme imagem abaixo.
O contexto técnico físico desenvolvido serve como base para uma fazenda-modelo a nível estadual para a sustentabilidade hídrica de todas as bacias hidrográficas.
Para que possa ter início, o Projeto precisa de parceiros. Por isso é muito importante para nós que todos ajudem, acessando e divulgando nossos meios eletrônicos.
Siga nosso Twitter: www.twitter.com/projetocururuay
Mais informações: renatowallauer@hotmail.com
Assinar:
Postagens (Atom)